Pular para o conteúdo principal

VALÊNCIA, UMA CIDADE DIFERENTE



Sempre escutei falar muito bem de Valência e desde que nos mudamos para a Europa, estava ansioso para conhecê-la. A terceira maior cidade da Espanha... uma mistura entre o velho e o novo... praia e urbano... uma cidade para todos os gostos. E não demorou muito para chegar o dia.

A viagem entre Madri e Valência é de 357km ou aproximadamente 3:35h de carro. A estrada é muito tranquila e sem pedágio (o que pode ser bem salgado por aqui). Como em toda a Europa, avistamos muitas coisas interessantes pelo caminho e com tempo pode-se parar em lugares como Cuenca ou Alárcon, que descrevo nesse post.

Nosso destino era Massanassa. Um pueblo próximo de Valência e muito tranquilo onde tinhamos alugado um Airbnb. Fica a apenas duas paradas de trem e menos de 10 minutos direto ao centro da cidade.

Como muita expectativa pode gerar um pouco de frustração, a primeira impressão que tive do centro de Valência foi um pouco caótica, barulhenta, suja e com algumas pessoas estranhas. Aquele típico centro que conhecemos bem no Brasil. Apesar da estação ferroviária que fica ao lado da Praça de Touros ser muito bonita principalmente a noite

Após uma caminhada rápida e querendo mudar minha percepção, resolvi ir em direção a um dos cartões postais da cidade: a Ciudad de las Artes. Ao longe já podemos avistar a grandeza e beleza do complexo. Realmente surreal. Nunca havia presenciado um lugar tão bacana como esse. É um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento formado por impressionantes e modernas construções:

- El Museu de les Ciències Príncipe Felipe (museu interativo de ciências); 
- L'Oceanogràfic (maior aquário oceanográfico da Europa); 
- El Palau de les Arts Reina Sofia (casa de ópera e artes); 
- L'Hemisfèric (cinema e planetário). 

É realmente um lugar único que transborda cultura e enche os olhos. Um local para passar o dia inteiro curtindo tudo dentro e fora das construções como música ao vivo, bares e também as crianças podem se divertir andando em pranchas e dentro de bolas sobre a água. 
Como o meu tempo era curto, após algum tempo contemplando toda a beleza da Ciudad de las Artes, fui logo me direcionando para o centro histórico, com destino a Catedral. 

Saindo da modernidade extrema agora estava entrando na antiga e histórica parte da cidade, onde me deparei com uma grande torre de castelo medieval no meio do caminho, e era somente o começo do que estava por vir. As ruas estreitas e medievais fazem dessa parte da cidade uma volta ao tempo. Após uns 40 minutos caminhando cheguei a Catedral de Valência que não se pode deixar de visitar ao passar por aqui. A Catedral Basílica Metropolitana de La Asunción de Nuestra Señora de Valência, ou popularmente chamada de "La SEU", é datada de 1262 e atrai muitos turistas. 





Valência é realmente uma cidade com várias caras e estilos dependendo da localização que você está. Na verdade é preciso ficar um bom tempo ou voltar mais vezes para realmente entendê-la e ter sua opinião formada sobre ela.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO TIRAR O NIE (NÚMERO DE IDENTIDAD DE EXTRANJERO) NA ESPANHA

COMO OBTER O NIE  (NÚMERO DE IDENTIDAD DE EXTRANJERO)  PARA FAMILIAR DE COMUNITÁRIO NA ESPANHA. Nesse post vou contar todos os passos que fiz para obter o NIE (número de identidad de extranjero) para os familiares de comunitários da União Europeia aqui na Espanha. Até chegarmos na Espanha, sabíamos que iríamos precisar desse documento para que meu marido pudesse trabalhar legalmente no país, mas ainda não tínhamos muito conhecimento de como obtê-lo, já que o foco anterior estava em tirar o Livro de Família para poder ficar na Espanha. Após ter o Empadronamento (comprovante de residência) e o DNI (documento nacional de identidad) de quem já possui a cidadania espanhola, que no nosso caso sou eu (já explicamos o passo-a-passo de como obtê-los no post anterior, veja aqui ), começamos a nos informar como obter o famoso NIE. Após algumas pesquisas, descobrimos que o melhor site para obter as informações corretas é o extranjeros.empleo.gob.es , mas res...

DOCUMENTOS PARA INICIAR A VIDA NA ESPANHA: EMPADRONAMENTO, DNI E NIE

O QUE É E COMO TIRAR EMPADRONAMENTO, DNI E NIE EMPADRONAMENTO Quando você se muda para a Espanha, a primeira coisa que se deve fazer logo após alugar um apartamento é o EMPADRONAMENTO. Esse documento é tão importante que saímos da imobiliária e fomos direto na prefeitura, pois sem ele você não conseguirá fazer praticamente nada.  O Empadronamento é um comprovante de residência. É necessário para fazermos DNI (Documento Nacional de Identidad), NIE (Número de Identidad de Extranjero), inscrição dos filhos na escola, inscrição no serviço público de saúde, abertura de conta em banco..... enfim, pra quase tudo te pedem o tal do Empadronamento. Para tirá-lo você primeiro precisa ter um contrato de aluguel assinado.  Tendo esse documento em mãos, vá até a prefeitura juntamente com os passaportes (originais e cópias) e peça para fazer o Empadronamento. O trâmite é fácil e rápido e não precisa marcar "cita" como a maioria das outras coisas que você vai fazer na Es...

COMO TIREI A CIDADANIA ESPANHOLA PARA MEU FILHO

CIDADANIA ESPANHOLA NO CONSULADO DE SÃO PAULO Minha cidadania espanhola fiz quando tinha 15 anos e foi muito fácil porque minha mãe nasceu na Espanha e eu recebi a cidadania por opção. Como tínhamos planos futuros de residir na Espanha, resolvemos fazer a cidadania do nosso filho de 11 anos com antecedência. Neste post vou contar o passo-a-passo de como fizemos essa documentação no consulado de São Paulo.  Primeiro entre no site do consulado espanhol (vou usar o de São Paulo como exemplo por ter feito nesse):  http://www.exteriores.gob.es/Consulados/SAOPAULO/es Ao entrarmos na página do consulados, vamos no link " Servicios Consulares" que se encontra no meu horizontal, fundo preto, e clicamos na aba " Registro Civil y nacionalidad".  Após mudar a página, clicamos no link " Nacimientos" . Clicar em " Inscripcion en el Registro Civil Consular de ciudadanos espanoles nacidos en el extranjero de padre y/o madre espanol/es"  ( ...