Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTOS PARA INICIAR A VIDA NA ESPANHA: EMPADRONAMENTO, DNI E NIE

O QUE É E COMO TIRAR EMPADRONAMENTO, DNI E NIE


EMPADRONAMENTO

Quando você se muda para a Espanha, a primeira coisa que se deve fazer logo após alugar um apartamento é o EMPADRONAMENTO. Esse documento é tão importante que saímos da imobiliária e fomos direto na prefeitura, pois sem ele você não conseguirá fazer praticamente nada. 

O Empadronamento é um comprovante de residência. É necessário para fazermos DNI (Documento Nacional de Identidad), NIE (Número de Identidad de Extranjero), inscrição dos filhos na escola, inscrição no serviço público de saúde, abertura de conta em banco..... enfim, pra quase tudo te pedem o tal do Empadronamento.


Para tirá-lo você primeiro precisa ter um contrato de aluguel assinado.  Tendo esse documento em mãos, vá até a prefeitura juntamente com os passaportes (originais e cópias) e peça para fazer o Empadronamento. O trâmite é fácil e rápido e não precisa marcar "cita" como a maioria das outras coisas que você vai fazer na Espanha. Você sai com o documento na mesma hora.


DNI

Para o DNI, que é o documento de identidade espanhol (igual ao nosso RG), o procedimento é um pouco mais demorado, principalmente quando é o seu primeiro DNI. É preciso ir a qualquer órgão do governo que faça esta expedição, nós fomos na Comissaria de Polícia da cidade onde moramos. Para ser atendido você precisa ter uma cita marcada que pode ser feito pelo telefone ou pela internet (www.citapreviadni.es). 



Obs: para marcar a cita, pedem um número de DNI. Como você não tem por ser o primeiro, eles sugerem você marcar com o DNI de outra pessoa. O que interessa para eles nesse momento é você ter hora marcada e não gerar filas ou trabalho extra. No nosso caso, fomos umas três vezes até a Comissaria e após muita insistência para resolver essa inusitada situação, conseguimos que um atendente nos ajudasse a dar continuidade ao procedimento. Mas foi bem complicado.

Lá devemos apresentar os seguintes documentos:


1. Partida literal de nacimiento a los efectos de la obtención del DNI.
Isso é o seu "certificado de nascimento espanhol", mas muito cuidado nessa hora, não pode ser a certidão de nascimento espanhol propriamente dito.... precisa ser um certificado de nascimento próprio para obter o DNI. Tem que estar escrito: "a los efectos de la obtención del DNI". Pode ser solicitado no próprio consulado ou pelos correios através do site registrocivil.es. Mas prepare-se pois pode levar até três meses para chegar e tem validade de apenas 6 meses. Como descobrimos que a certidão que tínhamos não era a correta para obter o DNI somente quando chegamos na Espanha, tentamos marcar uma cita (hora marcada) no registro civil através do site citapreviaregistrocivil.es, mas como chegamos em época de férias não tinha horário disponível. O jeito foi contratar um advogado para que nos agilizasse e disponibilizasse esse documento. 


2. Certificado o volante de empadronamiento del Ayuntamiento. 
É o empadronamento que falei acima.... tem validade de 3 meses.


3. Una fotografia reciente en color del rostro del solicitante, tamaño carnet.
Foto 3 x 4, fundo branco.


4. Taxa de 12 euros. 
Paga na hora.


O DNI fica pronto na hora e com esse documento você poderá abrir conta em banco, o que também é fundamental na Espanha já que todos os pagamentos como luz, água, academia, etc... são debitados direto da sua conta sem poder optar por outra forma de pagamento. 

Para saber como adquirimos o NIE (Número de Identidad de Extranjero), clique aqui.


Se você tiver alguma experiência diferente da nossa, deixe seu comentário para ajudar as pessoas que assim como a gente, estão tentando tirar seus documentos na Espanha. 




Comentários

  1. Oi Canal Vivendo na Espanha,
    Esse blog esta de Parabéns !!!
    Consegui tirar algumas duvidas com ajuda das publicações.
    Por acaso, vcs tem algum e-mail de contato ou mesmo Whatsapp para tirarmos algumas duvidas mais especificas?!
    O meu contato pode ser através do e-mail: deoaf@icloud.com
    Obrigado pela atenção!
    David, Fernanda & Heloísa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO TIRAR O NIE (NÚMERO DE IDENTIDAD DE EXTRANJERO) NA ESPANHA

COMO OBTER O NIE  (NÚMERO DE IDENTIDAD DE EXTRANJERO)  PARA FAMILIAR DE COMUNITÁRIO NA ESPANHA. Nesse post vou contar todos os passos que fiz para obter o NIE (número de identidad de extranjero) para os familiares de comunitários da União Europeia aqui na Espanha. Até chegarmos na Espanha, sabíamos que iríamos precisar desse documento para que meu marido pudesse trabalhar legalmente no país, mas ainda não tínhamos muito conhecimento de como obtê-lo, já que o foco anterior estava em tirar o Livro de Família para poder ficar na Espanha. Após ter o Empadronamento (comprovante de residência) e o DNI (documento nacional de identidad) de quem já possui a cidadania espanhola, que no nosso caso sou eu (já explicamos o passo-a-passo de como obtê-los no post anterior, veja aqui ), começamos a nos informar como obter o famoso NIE. Após algumas pesquisas, descobrimos que o melhor site para obter as informações corretas é o extranjeros.empleo.gob.es , mas res...

COMO OBTER O LIVRO DE FAMÍLIA ESPANHOL

COMO TIREI O LIBRO DE FAMILIA ESPANHOL Para meu marido ter direito a um NIE, documento que legaliza sua situação na Espanha e dá direito a trabalhar no país, tivemos que antes de qualquer coisa, registrar nosso casamento no consulado para que fosse reconhecido na Espanha e solicitar o famoso e sonhado Livro de Família espanhol. Vamos passar o passo-a-passo de como fizemos para obter esse documento no consulado espanhol de São Paulo. Para solicitar o " Libro de Familia"  você deverá primeiro inscrever seu casamento no consulado espanhol .   Para tanto será necessário os seguintes documentos que constam no site do consulado espanhol de São Paulo: http://www.exteriores.gob.es/Consulados/SAOPAULO/es/ServiciosConsulares/Documents/Inscripcion-Matrimonio.pdf 1. Formulario que se adjunta debidamente cumplimentado y firmado por los dos  contrayentes. Formulário que deve ser impresso, preenchido e assinado pelos "noivos". 2. Certificado literal de m...